terça-feira, 15 de agosto de 2017

A prova para Certificação CFP, como foi minha experiência



Galera fiz a prova de certificação para planejador financeiro realizado pela PLANEJAR, o CFP (Certified Financial Planner) é uma prova extensa! O inicio foi às 09 da manhã e terminou às 17:30 haja fôlego, parecia que estava fazendo uma maratona enquanto treinei para fazer uma corrida de 10km. Ainda houve um agravante, uma moça da minha sala desmaiou interrompendo a prova durante cerca de 30 minutos e os fiscais só incluíram 17 minutos no tempo total da prova. Consequentemente reduzindo o tempo de almoço de 1:30 para 1h gerando um tremendo stress pois os locais estavam todos cheios (recomendo levarem um lanche grande).

Final das contas acertei os pontos necessários para passar na prova de forma individual mas não consegui a somatória total de 70% do total dos pontos. 

Bom não irei desistir essa prova foi mais um treineiro.


8 comentários:

  1. Fala Galo, passar no CFP realmente não é uma tarefa fácil. Você já tem alguma certificação? Há muitos anos atrás eu tinha CPA, mas como sai da área financeira acabei não renovando. Pretendo uma hora dessas retomar os estudos e tentar tirar o CFP também. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tenho certificado mas vou tirar o CPA20 mês que vem para dar uma massageada no ego pq a prova do CFP me deixou meio para baixo. Recomendo os estudos para o CFP é uma certificação muito completa que abrange além de investimentos a parte de seguros, previdência e planejamento sucessório.

      abraço!

      Excluir
  2. Está perto de passar continue estudando logo voce passa

    Sugestão, seria interessante fazer uns Post sobre algumas questões sobre o CFP para seus leitores.

    Como por exemplo, como voce se preparou para a prova, que livros matérias, cursos usou como conseguir adquirir e o preço

    Qual sua formação academia, se tem haver com investimentos, e se tem experiência na área

    Depois de passar no CFP, em que vai trabalhar, vai trabalhar para outras pessoas (escritórios), ou ter ser independente

    Mercado de trabalho nessa área e essas coisas

    Penso que tem bastante para escrever nessa área, seria muito interessante uns Post sobre essas perguntas

    Abraço e sucesso para próxima prova do CFP vai passar


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas sugestões, no decorrer dos estudos vou postando algumas coisas e pretendo fazer um post sobre a preparação, mercado de trabalho etc...

      Abraço e obrigado pela visita

      Excluir
    2. Obrigado, vou gostar de ver, também existe muita gente na blogosfera muito interessada em ler sobre esse assunto, vai ser um sucesso

      Abraço e sucesso na próxima prova do CFP

      Excluir
    3. Galo, compartilho da ideia do DIL, pois eu mesmo tenho interesse por essa área, seja para abrir mercado para novas oportunidades e melhorar o conhecimento sobre investimentos.

      Excluir
  3. Já pensei em fazer, mas nunca atuei na área e parece que para ser certificado tem que comprovar 3 anos de atividade. Você tem essa experiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho os 3 anos de experiência, trabalho no ramo. É um certificado bem abrangente.

      abraços

      Excluir

Fechamento 2021 e abertura 2022

  Feliz 2022 BLOGOSFERA financeira!!! Deixarei aqui um resumo do ano de 2021, o negócio estava feio, pandemia comendo e meus empréstimos fam...