domingo, 20 de agosto de 2017

Controle de Gastos X Qualidade de Vida

Sempre leio os posts dos colegas da blogosfera e hoje me deparei com 2 posts muito interessantes Senhor Bufunfa - Economize agora! Coisas Simples que te farão rico e Finansfera- Controlando gastos no cartão adorei as dicas do Senhor Bufunfa baixei o app PicPay, paguei algumas contas via Mercadopago e me cadastrei no banco Inter.

Todos nós que buscamos guardar dinheiro sabemos que temos de nos privar de muitos luxo que poderíamos estar usufruindo no nosso dia-a-dia para fazer aquele aporte gostoso de se ver na planilha e sabendo que atingiremos a meta do ano com antecedência e chegando cada vez mais perto da sonhada Independência Financeira.

Vou comentar um pouco da MINHA EXPERIÊNCIA para controle financeiro. Utilizei o aplicativo Ace Budget onde eu incluía o meu salário definia algumas metas de gastos para vestimenta, alimentação, contas, transportes, etc... e durante o mês estava anotando os gastos para atingir a meta de não ultrapassar o máximo estipulado.

Notei uma tremenda perda de qualidade de vida, pensava 2x em ir para um restaurante japonês, cinema. Me esforçava ao máximo para atingir a meta me privando de muitas coisas que eu gosto de fazer. Notando este esforço descomunal que eu estava fazendo, então decidi largar os controle.

Atualmente não me privo das coisas que eu gosto, parcelo minhas compras no máximo que eu posso (quando não consigo um desconto a vista), pago minhas faturas de cartões todas em dia e o que sobrar eu guardo. Minha meta é procurar oportunidades de ganhar dinheiro, deixar de pagar taxas para bancos, usar o dinheiro da melhor forma possível comprando coisas usadas ao invés de novas e vendendo coisas que eu não uso (acredito que é a melhor forma de reciclagem).

Cabe a cada um decidir qual forma funciona melhor, mas uma coisa que sempre enfatizo, o tempo passa para todos seja pobre e rico. Além da frase que eu ouvi outro dia, caixão não tem gaveta.

Aproveitem a vida também procurem seu próprio equilíbrio, os extremos são facilmente atingíveis mas o equilíbrio... só com anos de experiência!

10 comentários:

  1. Fala galo, concordo com o equilíbrio ele é de fundamental importância, mas a parte de aportar o que sobre pelo menos comigo não funciona na maioria dos casos mano, pois sempre tem novas despesas, incrível como elas surgem do nada. a questão de largar o controle não acho que seja interessante, pois é uma forma de você saber onde está indo o dinheiro, pelo menos para registro seu. quantas vezes compramos coisas e depois esquecemos, se você tem pelo menos o registro fica fácil identificar e classificar se foi proveitoso ou não e mudar caso necessário.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Maromba no início funcionou para mim. A questão foi o excesso de controle, eu queria economizar d+! Além do tempo gasto com registro tipo no restaurante quando paga, depois no estacionamento toda hora tinha que ficar anotando coisa no celular.

    Confesso que essa minha atitude vai contra aos ensinamentos que temos no mercado. MAS melhorou minha qualidade de vida e para mim isso não tem preço.

    Abs !

    ResponderExcluir
  3. E aí galo! parabéns pelo post. Concordo contigo! O que mais separa as pessoas das metas não é o aporte ou os tipos de investimentos. É algo que passa desapercebido que é viver nos extremos. Equilíbrio é super importante! Fico feliz que meu post pôde contribuir de alguma forma com a comunidade. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! Estou acompanhando seu blog! Excelente post!

      Abs!

      Excluir
  4. Eu também tenho o meio termo, não anoto o que posso ou não fazer, simplesmente faço algo e sei se vai me prejudicar ou não. Sempre no início do mês faço o aporte mensal e depois o que sobrar eu gasto comigo ou reinvisto no mês seguinte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo basta ter consciência dos atos, meus aportes são bem variados se vc verá o fechamento desse mês.

      Abs!

      Excluir
  5. Post muito bom, Galo. Eu não tenho muitas dificuldades em poupar (e ser a famosa "mão-de-vaca"), porque meu estilo de vida sempre foi simples, então quando comecei a ganhar mais, continuei gastando pouco... mas tenho minhas prioridades, claro, e aí é que uso o equilíbrio pra decidir o que faço e quem que vou gastar meu suado dinheirinho.
    Abraços!

    Luísa

    ResponderExcluir
  6. Fala Galo, valeu pela menção. Seu relato é muito interessante e comum a todos os investidores que buscam poupar o máximo que dá. É muito importante separar um % para manter um equilíbrio e o hábito de poupar/economizar se transformar em algo desprazeroso. Eu por exemplo gosto de viajar, então acabo separando um valor para isso (valor mensal, ou 13º e o 1/3 de férias). É uma questão de definir prioridades e viver a vida com equilíbrio. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Nosso caminho para IF deve ser prazeroso, não adianta ficar se torturando pra conseguir, a chave eh msm o equilíbrio.

    ResponderExcluir
  8. Importante um equilibrio entre controle de gastos e qualidade de vida, sem entrar em dividas

    Abraços

    ResponderExcluir

Fechamento 2021 e abertura 2022

  Feliz 2022 BLOGOSFERA financeira!!! Deixarei aqui um resumo do ano de 2021, o negócio estava feio, pandemia comendo e meus empréstimos fam...